sexta-feira, 15 de setembro de 2017

LIÇÕES DE FEITIÇARIA (RUBEM ALVES)


Lições de Feitiçaria: meditações sobre a poesia, da autoria de Rubem Alves, como ele mesmo diz: "Este livro se parece mais com uma montanha a ser escalada. É preciso lê-lo  vagarosamente, bovinamente, como quem pasta, como quem rumina..."

Ganhei este livro de presente de um amigo poeta e indico a todos aqueles que desejam se alimentar do invisível aos olhos. Quem se deixar tocar pela poesia transbordada neste livro terá uma experiência fascinante.
 

A seguir, algumas meditações de Rubem Alves neste livro:
"A poesia é a palavra que fala a mesma linguagem do nosso corpo. O Verbo se faz carne: o corpo é a poesia encarnada."

"A poesia é a linguagem daquilo que não pode ser dito. Ela diz sem dizer: metáforas... Aquilo que o poema diz não está presente em suas palavras."

"Feitiçaria é o mundo onde as palavras têm poder. O feiticeiro fala e a palavra, sem o auxílio das mãos, realiza o que diz."

"Os poetas sempre reconheceram que poesia e magia são irmãs gêmeas. A secreta esperança de todo poeta é que os seus versos realizarão de novo o milagre do nascimento virginal..."


"Duas são as tarefas da educação.
a primeira delas tem a ver com o primeiro olho: ensinar o mundo que é, a  um tempo, nosso corpo e nossa casa.
A segunda tem a ver com o segundo olho: despertar a alma para que o mundo não seja apenas um objeto de conhecimento mas, acima de tudo, um objeto de deleite. Essa capacidade de degustar o mundo é aquilo que damos o nome de sabedoria. Sabedoria é usar o conhecimento de forma que o mundo se torne um lugar de felicidade.
A chave para o primeiro mundo é a linguagem da ciência.
A chave para o segundo mundo é a linguagem da poesia."


"(...) O essencial na educação é a formação de pessoas mais sensíveis, mais abertas à beleza, mais preocupadas com o destino do mundo, mais desejosas de deixar um mundo melhor para as futuras gerações. Isso, estou convencido, não pode ser feito pela ciência. Minha esperança é de que a poesia possa fazê-lo."


ESCREVER E OFERTAR

Trago dentro de mim uma sede de justiça, É por isso que, paradoxalmente, Meu ser transborda de esperança. A indignação me acompanha t...